SSH – Gerencia através de celulares e tablets

SSH – Gerencia através de celulares e tablets

Com a grande evolução tecnológica existem muitos meios que auxiliam os SysAdmins a acessarem seus sistemas e pretar suporta de diversas maneiras. Falaremos um pouco sobre o ConnectBot, uma ótima ferramenta para gerenciamento de dispositivos de rede utilizando o protocolo SSH, largamente utilizado no gerenciamento de servidores Linux / Unix e dispositivos de rede por sua estabilidade e segurança. A ferramenta executa sobre a plataforma Android e foi testado utillizando versões 2.3 e superiores.

Instalando e configurando

O ConnectBot pode ser facilmente instalado efetuando uma busca no Google Play, após instalado basta executar o programa pela primeira vez e no campo inferior inserir os dados relacionados a conexão no formato: usuário@host:porta. Após iniciada a conexão será apresentada uma questão referente a chave publica do servidor SSH. Para prosseguir a mesma deverá ser aceita e em seguida digitada a senha de acesso.

Uma vez efetuado acesso a conexão ficará registrada na tela inicial do aplicativo no formato usuário@host:porta, caso deseje alterar algo basta tocar o nome da conexão com um toque mais longo, onde serão apresentadas opções comuns e clients SSH como tamanho de fontes, chaves publicas, compressão de dados, troca de porta e hostname.

connectbot_mainTela de configuração

Funcionalidades

Além de gerenciar hosts via SSH é possível também efetuar conexões via protocolo telnet e efetuar conexões locais, onde é possível acessar o shell so próprio dispositivo. Muito útil em casos em que foi executado o procedimento de root no aparelho, sendo ótimo para conhecer como o sistema Android trabalha.

Além oferecer conexão aos protocolos de rede Telnet e SSH, é possível fazer qualquer coisa que um client comum SSH faria, até mesmo a manipulação de chaves.

conenctbot_key Gerenciamento de chaves publicas

Aqui foram apresentadas algumas das funcionalidades básicas do ConenctBot, este pode ser muito útil em caso da necessidade de acessar algum host quando não se encontra na empresa ou não possui nenhuma forma de entrar em contato com outro analista, enfim uma ferramenta essencial para administradores de sistema.

administrador

Os comentários estão fechados.