Identificação de partições

Identificação de partições

Ao lançamento da nova versão estável do Debian GNU/Linux codnome Squeeze, veio também um novo esquema de identificação de partições no arquivo /etc/fstab. O novo formato exibe id’s das partições ai invés dos caminhos, podemos tomar como exemplo abaixo o novo esquema de identificação:

UUID=6d3ca2ba-13a6-49a4-bd23-8db3e8a494cd /home           ext3    defaults        0       2

Anteriormente deveria ser especificado o caminho para o dispositivo físico, como por exemplo /dev/sda1. O novo modelo pode parecer complicado a primeira vista, porém traz mais benefícios. Imagine que você por algum motivo precisou mudar o hd primário ou secundário de posição, automaticamente sua identificação no diretório /dev também mudaria. Com este novo formato é gravado o id do disco, então o fstab sempre irá procurar pelo id ao invés do arquivo referente ao dispositivo em /dev. Porém resta-nos uma questão, como descobrir o UUID do dispositivo? Basta utilizar o comando blkid seguido do disco que desejamos confirmar seu UUID:

host:~# blkid /dev/sda1
/dev/sda1: TYPE="swap" UUID="d15f010b-37b9-48df-8986-41726836aaec"

Após este procedimento, basta inserir as configurações como no exemplo citado acima e executar o comando mount -a para que o arquivo /etc/fstab seja relido.

 

administrador

Os comentários estão fechados.