Debian – Melhorias no sistema de instalação

Debian – Melhorias no sistema de instalação

Plataformas removidas

O instalador do Debian 6.0 não suporta mais as arquiteturas ALPHA e ARM.

Adicionado suporte ao kernel kFreeBSD

Na versão 6.0, pode ser utilizado o kFreeBSD ao invés do Linux Kernel.

Grub 2 Gerenciador de boot padrão

O Grub 2 tournou-se o gerenciador de boot padrão no Debian 6.0.

Ajuda durante o processo de instalação

O processo de instalação agora conta com diálogos de ajuda, a característica não está disponível em todas as opções, mas futuramente será utilizada em mais etapas do processo de instalação.

Instalação de pacotes recomendados

O processo de instalação instalará automaticamente os pacotes recomendados, exceto em casos em que esta opção cause resultados indesejáveis.

Instalação automática de pacotes específicos para hardware

O sistema selecionará automaticamente a instalação de pacotes específicos para hardware quando necessário.

Suporte para instalação de lançamentos anteriores

O sistema de instalação pode também ser usado para instalar o lançamento anterior, como o Lenny.

Seleção de mirror melhorada

O sistema de instalação apresenta suporte melhorado para instalar tanto o Squeeze como o Lenny e lançamentos mais antigos (através do uso do archive.debian.org). Além disto, irá também verificar que o mirror escolhido é consistente e mantém o lançamento selecionado.

Alterações nas funcionalidade de particionamento

Este lançamento do instalador suporta o uso do sistema de arquivos ext4 e também simplifica a criação de sistemas RAID, LVM, e sistemas protegidos por encriptação. Suporte para o reiserfs já não é incluído como padrão, apesar de poder ser carregado opcionalmente.

Suporte para carregamento de pacotes e firmware durante a instalação

Possibilidade de carregar arquivos contendo firmwares durante a instalação, esta funcionalidade pode ser utilizada para instalar suporte a hardwares com firmwares não livres, já que os mesmos foram removidos do kernel main.

Novos idiomas

Foi adicionado o suporte a 7 novos idiomas, sendo Asturiano, Estónio, Islandês, Cazaque e Persa adicionados em modo gráfico e modo texto. Kannada, Lao, Sinhala e Telugu foram adicionados ao instalador gráfico e Tailandês, anteriormente apenas disponível na interface gráfica, está agora também disponível no modo texto.  deviod a falta de atualizações de tradução, os idiomas Wolof e Galês foram removidos.

Seleção de localização melhorada

A seleção de valores relacionados com a localização (idioma, localização e definições regionais) é agora menos interdependente e mais flexível. Os utilizadores podem escolher o sistema de acordo com as suas necessidades de localização mais facilmente enquanto se mantém confortável para que os utilizadores escolham as definições mais comuns para o seu país. Além disso, as consequências das escolhas de localização (como o fuso horário, mapa de teclado e selecção de mirror) são agora muito mais óbvias para o utilizador.

Instalação do sistema live

O instalador agora suporta sistemas live de duas formas. Primeiro, o instalador incluido em mídia de sistemas live pode utilizar o conteúdo do sistemas live em lugar da usual instalação do sistema base. Em segundo, o instalador pode agora ser lançado enquanto executa o sistema live, permitindo ao utilizador fazer outras coisas com o sistema live durante a instalação. Ambas as funcionalidades estão nas images Debian Live oferecidas em http://cdimage.debian.org/.

Fonte: http://www.debian.org/releases/stable/

administrador

Os comentários estão fechados.