As versões do Debian GNU Linux

As versões do Debian GNU Linux

O sistema operacional Debian GNU Linux, é bem conhecido por sua estabilidade e qualidade, porém iniciantes muitas vezes ficam em dúvida sobre qual versão baixar. Stable, Testing, Unstable? E agora? o que fazer? Aqui veremos instruções detalhadas sobre cada uma das distribuições do Debian para que você faça melhor utilização do seu sistema operacional. Iniciaremos nosso estudo falando primeiramente da distribuição Stable em seguida passando pela Testing e logo mais a Unstable. As versões do Debian são nomeadas por personagens do Filme Toy Story, atualmente na data em que este artigo é escrito temos a versão Stable com nome Squeeze, a versão Testing com Nome Wheezy e a versão Unstable, que sempre se chama Sid, esta nunca muda seu nome, veremos abaixo mais informações sobre cada uma delas.

Stable

Versão estável do sistema operacional Debian GNU/Linux, ou seja esta versão foi extressadamente testada em busca de bugs e qualquer outro tipo de falhas no sistema. Ou seja, um pacote para fazer parte da distribuição Stable é primeiramente stressado com testes de funcionamento e estabilidade, em que são efetuadas também análises e se o mesmo não conflita com nenhum outro pacote ou biblioteca do sistema. É uma  versão altamente recomendada para utilização em servidores e aplicações que necessitam do máximo de confiabilidade. O ciclo de uma versão Stable do Debian dura de dois a três anos ao acabar este a versão é chamada de Old Stable. Atualmente a versão Stable do Debian possui o nome Squeeze, e pode ser baixada aqui.

Testing

Versão onde são encontradas as versões mais recentes de software, esta versão é mais indicada para utilização em Desktops, onde o usuário final geralmente prefere utilizar softwares mais recentes. O nome Testing pode assuntar muita gente, porém os pacotes que estão nesta distribuição estão sendo testados, onde raramente são encontrados problemas de travamentos ou instabilidade, isso graças a dedicação dos times de desenvolvimento e testes do projeto Debian. Ao utilizar a distribuição Testing, após sua instalação e utilização no dia dia muitos updates aparecerão durante os dias, o que é normal se tratando de uma distribuição que possui muitos pacotes sendo testados. Muitos dos problemas de detecção de hardware também podem ser resolvidos instalando a versão Testing, uma vez em que a mesma possui um kernel mais recente. Atualmente a distribuição Testing encontra-se com o nome Wheezy, as images são geradas semanalmente e podem ser baixadas aqui.

Unstable

A versão Testing do Debian GNU/Linux sempre é mantida com o nome Sid, a mesma não é recomendada para utilização em produção. Seu uso geralmente é utilizado pela equipe de testes do projeto Debian, desenvolvedores ou pessoas que simplismente querem se aventurar ou efetuar testes. Ou seja, a mesma deve ser utilizada por usuários ou desenvolvedores avançados e com boa vivência no sistema operacional. A grande maioria dos trabalhos de desenvolvimento do Debian são enviados para esta distribuição e suas mudanças muitas vezes podem ser drásticas se tratando de uma distribuição experimental, a mesma não é disponível para download , apenas atualização da distribuição Testing via apt-get ou aptitude, seus updates de segurança não são gerenciados pelo time de segurança do Debian, maiores informações sobre a distribuição Unstable pode ser visualizadas aqui.

administrador

Os comentários estão fechados.